Scream


Iniciado em: 12/07/2021

Postado em: 08/09/2021

Ordem de lançamento: 4

Categorias: Michael Jackson, Janet Jackson

Classificação Indicativa: +16




Sinopse:
 
Dois alienígenas sádicos e insanos foram expulsos de seu planeta e estão procurando outro lugar para morar. Eles acabam caindo na Terra e, por lá, descobrem que um certo cantor famoso que mora por perto é coincidentemente muito parecido com um deles. A partir daí, começa uma batalha muito louca pela vida do astro pop. Michael Jackson conseguirá proteger sua família ou será pego e substituído pela sua cópia assassina?

Links para leitura:


Imagens da história foram desenhadas por Sibelle Silva:


☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰

Conterá spoilers!
Se tiver interesse, recomendo ler a história antes de ver seus bastidores.

Me inspirei completamente no videoclipe de mesmo nome, Scream, do Michael Jackson com a Janet Jackson, álbum "HIStory: Past, Present and Future, Book I" de 1995. Nele, Michael e Janet estão fazendo altas loucuras no espaço, a bordo de uma nave. Aqui é mais ou menos isso também...

Capítulo 1

A escolha dos nomes:


Vênus e Mercúrio foram os nomes escolhidos para representar os alienígenas da história, afinal, eu precisava chamá-los de alguma coisa e não podia ser de Michael e Janet.

Escolhi esses planetas em específico por causa da personalidade e dom de cada um. Mercúrio é a versão má da Janet e representa a velocidade da personagem. A Mercúrio é veloz, ágil e pequena, assim como o planeta, que é o mais rápido a girar em torno do sol e o menor depois de Plutão ser rebaixado a planetoide.

Já Vênus, a versão má do Michael, representa o poder de destruição. Vênus é um planeta considerado gêmeo mau da terra, pois, embora tenham características de formação parecidas, como tamanho e composição, em Vênus a atmosfera é absurda e não segura vida devido ao extremo calor do lugar. Na história, esse personagem é instável e, se irritado, pode provocar uma catástrofe, remetendo a esse lado curioso do planeta.

O engraçado é que Mercúrio é um nome masculino e Vênus é um feminino, mas o que conta são suas representações 😆


Número sete:

Logo no primeiro capítulo, algumas informações sobre a nave em que estão são reveladas: O.V 777, com capacidade para 7 mil aeronaves. Eu escolhi esse número, especificamente, porque Michael adorava. Ele, inclusive, já usou trajes com essa mesma numeração, até mesmo no próprio videoclipe de Scream!


Os codinomes dos planetas:

Saturno é Anedonte, Urano é Ureon e Terra é Albacore. Por que esses nomes? Com exceção de Ureon, que foi totalmente inventado, eu tenho explicações para os outros dois.

Anedonte é uma brincadeira com a palavra anedota, que existe no nosso vocabulário e significa piada. É bem isso mesmo, uma brincadeirinha.
Albacore saiu das palavras alba e cor. Alba é, por muitas vezes, o mesmo que alva, cor branca, e representa as nuvens que embranquecem a Terra ao ser vista do alto. Já cor, é por conta do verde, marrom e azul mesmo. A Terra é um dos planetas mais coloridos do sistema solar.

Capítulo 2

O carro:

O carro que o Vênus se transforma é um Lancia Stratos Zero, o mesmo modelo do filme Moonwalker! Carro esse que também fazia parte da coleção particular do Michael.


Capítulo 3

Esconderijos:

O terceiro capítulo é completamente focado em pique-esconde! Isso porque Neverland possuía várias entradas e saídas secretas, Michael adorava esse tipo de fantasia. O rancho era, de fato, cheio de segredos fantásticos!


Se não conseguir assistir ao vídeo acima, clique aqui!

Capítulo 4

Michael e os espelhos:

Em toda a história, essa curiosidade é citada umas duas vezes, mas é nesse capítulo que começa. Michael não gostava de se olhar no espelho, ele tinha problemas com a aparência no qual nunca quis externar com detalhes. Ele fala um pouco sobre isso na entrevista com a Oprah, se tiverem paciência, está aqui embaixo.


Se não conseguir assistir ao vídeo acima, clique aqui!

Capítulo 5

Natal e Karatê:

Nesse capítulo há uma curiosidade interessante: Michael era faixa preta em karatê! Não, não foi inventado, mesmo que talvez nunca fosse usar essa habilidade, ele adorava aprender.


Outra curiosidade engraçada nesse capítulo é que Michael, em determinado momento, chama o Chris Tucker, o comediante, de Christmas. Eles foram amigos na vida real e o próprio Chris disse que era esse o apelido que havia ganhado do astro pop.


Se não conseguir assistir ao vídeo acima, clique aqui!

Capítulo 6

A sala do pânico:

Michael possuía uma sala do pânico em Neverland, onde se abrigava em caso de invasão de propriedade. Por muito tempo alguns tabloides sensacionalistas diziam que a sala era um lugar feito para a concretização dos abusos, mas era um espaço tão ínfimo que sequer cabia uma cama no lugar. Enfim, eu resolvi retratar esse cômodo na história.

Fonte: Monet

As figurinhas:

Na história, quando o Michael teve o plano de desenhar os braços das crianças para marcá-los dos alienígenas, os desenhos não foram completamente aleatórios. Prince pediu a peça rei do jogo de xadrez em homenagem a um vídeo caseiro onde ele, muito pequenininho, joga xadrez com o pai em um daqueles tabuleiros luxuosos que Michael possuía. Já a flor da Paris representa uma de suas tatuagens na vida real, e a carinha feliz do Blanket foi uma brincadeira mesmo, já que o menino quase não sorri 🤣

Capítulo 7

Mapa de Neverland:

O capítulo 7 foi focado na fuga de Michael e as crianças. Para isso, eu precisei olhar um pouco o mapa de Neverland e ver o quão distante estavam exatamente dos portões de entrada e saída! O resultado foi esse abaixo:


O círculo vermelho é a mansão privativa, o rastro verde é o caminho percorrido e o círculo azul é a saída.

A história de Poliote:

Poliote é um planeta completamente inventado para essa história, e também é o planeta natal de Vênus e Mercúrio. Eu o criei, mas tentei me basear em características reais de planetas.

Poliote é um planeta parcialmente gasoso como Saturno, Urano e etc, e parcialmente rochoso como a Terra. Em planetas gasosos, por não haver necessariamente chão, quem tentar pousar neles provavelmente cairia de volta no espaço (um dos medos de Vênus ao morar lá ). A parte rochosa, a que sustentaria um indivíduo no planeta, é escassa e instável, o que não dá segurança aos seus habitantes.

Poliote também não sustenta vida no solo, por isso os seus habitantes construíram arranha-céus. Isso, de certa forma, foi inspirado no planeta Vênus e no projeto futuro dos cientistas em habitá-lo através de cidades flutuantes, pois, de acordo com eles, há uma determinada altura entre solo e o céu que se torna segura para a vida.

Fonte: Hipercultura, a mesma citada anteriormente.

Capítulo 8

Treta com o irmão:

Após se encontrar com sua família, Jermaine mostra apoio a Michael, que retruca com "incluindo você?" Isso foi uma homenagem a uma situação inusitada que aconteceu durante uma premiação, no qual Michael agradece por toda a família, "incluindo Jermaine", e se tornou uma frase memorável entre os fãs! Não se sabe ao certo o porquê desse deboche vindo dele, mas alguns especulam que foi por causa da separação do grupo, quando Jermaine resolveu deixar os The Jackson 5.

Referência cinematográfica:

Janet e Michael citam o T-1000 do Exterminador do Futuro 2. Embora tenha iniciado como uma coincidência, sim, os poderes metamorfos de Vênus foram inspirados nesse personagem! Mais pra frente, no capítulo 10, quando Vênus leva uma série de tiros da Janet, o aspecto disforme que ele fica também é inspirado no T-1000, remetendo às cenas finais do filme.



Capítulo 11

James Brown:

Na entrevista com a Oprah, citada anteriormente, Michael revela o quão gosta do James Brown! Nesse capítulo, isso também é citado.

Outro detalhe interessante é que Vênus deixa tocando uma música do Brown, enquanto Michael está procurando por ele. A música é It's a Man's, Man's, Man's World, que fala sobre um mundo de homens que não seria nada sem uma mulher. Isso é uma provocação de Vênus para Jackson, já que ele está sob posse da Janet.
Quando os dois se encontram, Vênus ainda cantarola alguns trechos dessa música para provocar o Michael, se referindo ao seu estado mental e de espírito naquele momento de perigo: "Ele está perdido na selvageria" e "Ele está perdido na amargura".

Capítulo 12

Shakespeare:

Nesse capítulo, Michael lê um trecho de Sonho de Uma Noite de Verão. Escolhi essa citação porque, nesse trecho em específico, ele está falando sobre a habilidade e o processo de criação de um poeta, que também pode ser abrangido para artistas no geral a depender da interpretação. Diz muito sobre o seu lado artístico.

Traje de gala:

Embora não seja o mesmo, o traje que o Michael usa no "paraíso" foi inspirado no traje branco de sua sessão de fotos para a Ebony em 2007.


O apelido:

Na história, quando está em seu limite, Michael costuma chamar Janet de "dunk"! É um apelido de tom jocoso que ele realmente havia dado para sua irmãzinha por conta do porte robusto dela quando era criança. Dunk é uma abreviação para donkey (burro).

Fonte: Songfacts

Utilidade pública:

Michael acabou de sofrer um ferimento profundo que o fez perder muito sangue. Em um momento ele pede água para sua irmã, que prontamente recusa. Isso é o mais recomendado para pessoas que perderam muito sangue, pois beber água pode acelerar o processo de hemorragia interna e levar a vítima a óbito.

Fonte: Webrun

Aparência dos protagonistas

As aparências de Vênus e Mercúrio não são novidade pra ninguém! São exatamente as mesmas do videoclipe Scream, enquanto as aparências de Michael e Janet remetem ao período de 2007.


Músicas citadas

Além de Scream, uma série de músicas apareceram no decorrer da história! São elas:

— Scream (Michael Jackson, Janet Jackson, álbum "HIStory: Past, Present and Future, Book I" - 1995)
— Blood on the Dance Floor (Michael Jackson, álbum "Blood on the Dance Floor: HIStory in the Mix" - 1997)

Músicas em segundo plano:

— ABC (The Jackson 5)
— Blame It on the Boogie (The Jacksons)
— Try Me (James Brown)
— It's a Man's, Man's, Man's World (James Brown)

Pessoas reais citadas

Irmãos do Michael: Janet, Jermaine, Tito, La Toya e Marlon.
Filhos: Paris, Prince e Blanket.
Guarda-costas: Bill Whitfield.

Imagens postadas durante os capítulos


Foto real de um dos corredores de Neverland

Área privativa de Neverland






☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰ ☰

Até o próximo post!

Comentários